Anatel corrige números: base de assinantes da TV paga encolhe e fecha janeiro com 18,9 milhões
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reti ficou os números da base de usuários de TV paga no país em janeiro. A agência havia recebido dados errados da Telecom Americas (que reúne Claro e NET). Ao contrário do balanço divulgado na última quarta-feira, que mostrava crescimento, constatou-se queda, a sexta mensal seguida, na quantidade assinantes de TV no Brasil.
Assim, janeiro terminou com 18.998.412 de acessos de TV por assinatura, 51,3 mil a menos que dezembro, ou -0,27%. Nos últimos oito meses, quando este mercado entrou na trajetória de queda, foram quase 670 mil cancelamentos.
Os novos números não alteram as posições das companhias do setor em market share, mas teve uma pequena redução 52,64% para 51,98%. Telecom Américas segue como maior empresa, seguida de Sky tem 5,4 milhões, evoluiu 28,10% para 28,49%, Telefônica e Oi em quantidade de usuários 1,1 milhão de 6,11% para 6,19% . A Telefônica/GVT, tem 1,7 milhão que ocupa a terceira posição, subiu de 9,28% para 9,41%.
Segundo a Anatel, No primeiro mês deste ano, o serviço estava presente em 28,41% dos domicílios brasileiros.
O serviço prestado por cabo atende 7,7 milhões (40,88% dos acessos) e ainda há resquícios do MMDS (agora 0,05%). O que cresce, devagar mas constantemente, na contramão do setor como um todo, são os acessos por fibra óptica – em janeiro eram 173 mil, ou 0,92% do total.
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